Castro Laboreiro

Melgaço / Portugal

Património pré-histórico

Castro Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço e situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Possui um dos mais ricos patrimónios pré-históricos do país que reúne gravuras e pinturas rupestres, 120 Dólmenes (datados de há 5000 anos) e Cistas (monumentos megalíticos funerários). Esta aldeia possui um património histórico e arquitetónico de grande riqueza, destacando-se um tipo próprio de construções castrejas existentes em Castro Laboreiro, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional, a Igreja Matriz de Castro Laboreiro, o Pelourinho de Castro Laboreiro, datado do século XVI, classificado como imóvel de interesse público; igrejas medievais, os fornos comunitários, os espigueiros e os moinhos.

Costumes e tradições

Visite o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e fique a conhecer os hábitos, costumes e tradições das gentes da terra. É uma região de grande beleza, serpenteada pelo rio Laboreiro, que é atravessado por inúmeras pontes representativas das épocas romana ou medieval, das quais sobressaem a Ponte da Dorna, a Ponte da Capela, a Ponte Nova ou da Cava Velha e a Ponte Velha. O Hotel MiraCastro convida a uma estadia relaxada em contacto com a natureza: não faltam recantos naturais para desvendar!

Locais Interessantes|Fantásticos|Belos|Únicos a Visitar

Standard Post with Image

Castelo de Castro Laboreiro

O Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, ebcontra-se em posição dominante no alto de um monte, em terreno de difícil acesso entre as bacias do rio Minho e do rio Lima e está integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Aberto ao público. Caminhada de 15 minutos para acesso.

Ler mais
Standard Post with Image

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Castro Laboreiro ou Igreja de Nossa Senhora da Visitação é um edifício da Idade Média, originalmente construída no século XII com características românicas, de paredes laterais maciças, com cinco volumosos contrafortes de reforço aos arcos interiores. Possui coro, torre e capela-mor de 1755 no estilo joanino ou de D. Maria Pia.

Ler mais
Standard Post with Image

Núcleo Museológico De Castro Laboreiro

O Núcleo Museológico de Castro Laboreiro situa-se na sede da antiga Fábrica de Chocolates de Caravelos. Este núcleo museológico que preserva e promove a rica história e etnografia de Castro Laboreiro. Aqui o turista fica a conhecer a cultura Castreja da região, a paisagem e as vivências locais, tudo coadjuvado com um vasto espólio de documentos fotográficos e documentários sobre a freguesia.

Ler mais
Standard Post with Image

Cão Castro Laboreiro

O Cão de Castro Laboreiro é uma antiga raça de cão autóctone de Portugal, utilizada para a guarda de rebanhos. Os machos possuem entre 58–64 cm de altura(na cernelha) e pesam entre 30 e 40 kg.
Originário da freguesia de Castro Laboreiro, Melgaço, é um cão lupóide de tipo amastinado, sendo mais ligeiro que as restantes raças de cães de gado. É uma das raças mais antigas da Península Ibérica.

Ler mais